Agosto de 2009 (A5, tinta preta e lápis de cera sobre papel)
Neste tirei partido da mistura de cores com o lápis de cera.
Devido a uma queda, tenho uma fractura na cabeça da primeira falange do dedo grande do pé. Como a fractura se encontra na parte que está virada para o dedo do lado, os médicos decidiram imobilizar os dois dedos com alguns adesivos de modo ao dedo são servir de tala.
Neste tentei captar uma expressão mais expontânea apenas com a caneta de tinta preta.Foquei-me nas linhas e em alguns apontamentos de mancha, nos lábios, no nariz e nos olhos. O objectivo foi não sobrecarregar demasiado o desenho com as linhas da tinta preta.Parece-me melhor conseguido em relação aos meus outros auto-retratos anteriores só com tinta.
Agosto de 2009 (A5, esferográfica preta e lápis de cera)
Fiz primeiro um esboço geral de forma com a esferográfica. Depois, com os lápis de cera, que suportam uma graduação de intensidade da cor, consegui dar um aspecto menos marcado aos sombreados que nos outros auto-retratos recentes.Acredito que esteja mais fiel, embora não tenha normalmente, quando não estou a desenhar ou a pintar, este ar tão compenetrado e concentrado.
Agosto de 2009 (A5, esferográfica preta sobre papel)
Um pequeno esboço da encosta oeste da parte oeste da concha do Funchal, tal como a vejo da janela do apartamento. Ao fundo à direita a silhueta das Desertas coberta de nuvens. No primeiro plano alguma folhagem de árvore do apartamento.